quinta-feira, 24 de março de 2016

Stolen byrds 2016, disco do ano!

No titulo do texto já decifro a vocês a minha opinião, é o melhor disco Brasileiro desse ano, sem mais nem menos. Agora aqui embaixo vou destrinchar as músicas pra vocês entenderem o que se passa a cada música, além do que eu sinto ao ouvir cada uma delas.Tem diversas participações especiais como : João Fortes (Gaita) – “Beggin’ For You”, Claudio Caldeira (Saxofone) – “Travelling to the Sun”, Patrícia Borges (Backing Vocals) – “Make Until the Day”, Fernanda Persona (Backing Vocals) – “Make Until the Day”, Andre Drago (Teclados) – “Son of Babylon”, “Shiva”, “Beggin’ For You”, “Rain Time”, “Make Until the Day”. Além dos integrantes da banda Edwardes Neto (Vocal); João Olivieri (Guitarra); Guz Oliveira (Guitarra); Bruno Abreu (Bateria); A.J. Filho (Baixo). Depois de apresentar todos, borá ver sobre esse disco?


1 – Come Undone – Primeira faixa do disco, nela você já nota que a banda não é a mais a mesma do disco passado, e dificilmente vai assimilar a música com o que já ouviu da banda. Noto um tom mais baixo e mais pesado, fazendo menção a um filme de terror em alguns momentos,  letra forte e com instrumental com um ar stoner, ta bom demais.

2 – Son of Babylon – Típica música que te faz dar aquela suprema viajada na sua vida, tem um estilo mais leve do que da faixa anterior, mas com a voz do “Neto” ditando as elevações das notas e a velocidade da música. Ao mesmo tempo tem um ar de que ele ta proclamando palavras para nós adoradores da vida, até na última estrofe que cita “I'll give my love and we will bring the fire” seguido de um super solo, que finalize a música. Arrepia demais.

3 – Move On – Rapaz esse som ta purissimo Black Sabbath, mas ao mesmo tempo não está não, e sim com a cara da Stolen Byrds. O ritimo da bateria vai levando sua cabeça junto com
aquele balanço do ritmo, é uma música para se ouvir dirigindo com toda e absoluta certeza, e tem mais solos ao fim da música, que deixa ela melhor ainda, além de fazer você em si viajar ouvindo ela. Pancada na cabeça.

4 – Shiva – Agora chegamos na parte espiritual do disco, a música mais calma até o momento. Começa somente com o violão e a voz do Neto, uma combinação que torcemos para que role no show ao vivo também, porque arrepia demais. Daí entra a bateria junto do solo de guitarra e vos digo, talvez a música tenha a cara do Aerosmith, mas ainda assim eles deixam com o estilo da Stolen Byrds, por fim da música é proclamado “All this time you’ve been sinking, Take my hand and sail with me..”, e quem não se emociona ouvindo ela, não sente amor em musica alguma. Das favoritas com certeza.

5 – Artemis – Essa música é meio que a mais “divertida” do álbum, com o “Guz” assumindo os vocais, parece do começo ao fim uma história que está sendo contada, sem aquele ar de blues com umas pancadas ainda da bateria que vem bem na sua testa, além dos riffs contagiantes da banda e toda sua euforia cantando. Boa demais!

6 – Beggin’ For You – Agora sim pode dizer que a música tem um ar da “antiga” Stolen Byrds, não que a nova não é incrível, longe disso, ambas tem de ser muito vangloriadas. Mas na música você tem emoção, e das fortes. A levada que a música tem, com todas as elevações é coisa que só quem sabe fazer faz, e sim a banda fez com maestria, ta incrível o som deles!

7 – Save Your Heart – O nome da música já deixa entender como a música tem de ser levada, um ataque bem no meio do peito salvando seu coração. Desculpe a piada, mas é que a música é das minhas preferidas e a letra também, o jeito que eles conduzem a música instrumentalmente com harmonia da voz faz você pirar demais. Traz um tipo de música como da banda “Rival Sons” um psicodélico hardrock, algo do tipo. Só com essa arte já da aquela adrenalina “Save your heart, set him free, Break the walls, follow him!”, é coisa boa demais!

8 – Face The Ligth – Desculpem, mas essa música é MUITO BOA! É a minha favorita até o momento do disco, a sintonia que a banda transfere dela é de outro mundo! Esse som ao vivo
deve ser daqueles que você se arrepia do primeiro ao ultimo segundo da música. Além de dar um ar como Led Zeppelin, com aquela pancada das guitarras e bateria, comando com a tranqüilidade da voz, daí tem uma pausa e de repente tudo explode de novo, isso é das coisas mais gostosa de se ouvir. Até o momento minha preferida.

9 – Travelling To The Sun – Essa eu havia escutado em um show em Campo Mourão, e pedi pro Neto o nome da música e ele me disse dessa tal. Desde então venho ansiosamente esperando ela ser lançada no CD, e sim ela é uma das obras primas do CD. Ao vivo ela transmite uma energia que te transfere em outra dimensão, a cada porrada na bateria é uma estremecida, a cada linha de baixo do você dança com os ombros, a cada palavra citada pelo vocal como na parte “And I'm Feeling , Like I'm Reaching the Sun” sua alma tenta explodir, e ainda entra Claudio com a loucura do saxofone que faz sua pupilas saltarem e explodirem como cosmo, assim a música absorveu tudo dentro da gravação, a emoção é a mesma! A mais forte do disco!

10 – Requiem – Gostosa de se ouvir, trazendo uma calma insana dentro de você. Depois da “Travelling...” acho que a banda falou pra acalmar o animo de quem esteja ouvindo. Essa é uma daquelas música lindas, lembrando bons momentos dos Beatles e suas baladas calmantes. Excelente tranqüilidade musical.

11 – You Gotta Believe – Pronto acabaram a calmaria e a pancadaria musical vai voltar mais forte e mais rápida ainda, se preparem. Mais uma música que é a cara da própria banda, da pra ver varias influências, mas a principal é a própria banda, com os vocais estraçalhando a música, a guitarra junto do baixo conduzindo você como se fosse o mar em fúria, e a bateria diversas explosões que acontecem na sua cabeça. É difícil de assimilar na primeira vez, mas na segunda você já entra até dentro dela. Música mais cósmica.

12 – Rain Time – Agora chegando na penúltima música, mas talvez em uma das top 5 do disco, vem a música que tem a cara de um dia que você está controverso consigo mesmo, não está se achando e tem esse som pra vamos dizer, te levantar? Famosas músicas de
 inspiração e de amor, a letra é muito tocante, “It's only the rain time, But it all it's gonna pass, Here comes the Sunshine, Lets make it last!” vem cpra você dar aquela arrepiada de corpo e alma. O “Neto” talvez mostrou nessa música que é um dos melhores vocais brasileiros da atualidade, o jeito que ele aumenta e diminui o tom simultaneamente, o jeito que ele leva a mensagem da música toca na gente que está escutando. Pra mim essa é pura alma e amor.


13 – Make Until The Day – Chegamos a ultima música do disco, ifelizmente não existe disco com mil músicas da banda, porque seria muito bom. Mas cara essa é meio que seguimento da música anterior, faz aquela leavantada no seu astral, junto da banda tem backing vocals com Patricia Borges e a Fernanda Persona, fazendo a música parecer aquelas mensagens pro mundão. A música tem toda uma levada de despedida do disco mesmo, é muito agitada e faz você levantar da cadeira e querer dançar, ta muito gostosa de ouvir. Essa é a animadora!





Assim acaba a resenha sobre o novo disco da banda, agradeça por ter esse material disponível tão facilmente, porque o som dos caras é revigorante. A quem tenha a chance de ir a um show, VÁ! A quem tem a chance de conversar com os caras, converse porque é tudo gente fina e de alma grandona. Muito obrigado ao apoio de sempre da banda, essa matéria é um agradecimento pela musica que vocês fazem. Fim e quase esqueci, VIVA A MÚSICA!

Abaixo o link para escutar o novo disco da banda e a pagina do facebook:

https://www.facebook.com/stolenbyrdsoficial

https://soundcloud.com/stolen-byrds/sets/stolen-byrds-stolen-byrds-2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário